O que eu tenho é um jeito novo de caminhar]
Thiago de Mello
[Quem somos e por onde andamos?]
O coletivo Viramundo Parandá nasceu da inquietação de alguns estudantes diante da falta de mobilização e representação das inúmeras demandas, anseios e necessidades estudantis do curso de Gestão de Políticas Públicas.
Juntos começamos a pensar em como agir para mudar essa realidade. O grupo que se formou a partir disso se uniu, principalmente, pela coesão de idéias e por acreditar nas mesmas formas de ações para construir um CA participativo e interativo, capaz de virar o mundo para andar em busca de novas formas de trilhar esse caminho.
Acreditamos numa construção conjunta com os estudantes, que não se limite aos espaços institucionais, mas também aos espaços de construção dos projetos da nossa gestão. Para isso, buscaremos o protagonismo estudantil com a atuação cotidiana dos nossos discentes, entendendo que uma gestão democrática depende da participação ativa da comunidade estudantil.
A postura que vemos de muitos estudantes no meio universitário se restringe a própria formação; uma reflexão coletiva de como se dá essa formação acadêmica não é uma prática comum. O coletivo Viramundo Parandá pretende refletir de forma conjunta nossa grade curricular, o projeto político pedagógico do curso (PPP), as atividades extracurriculares, avaliação dos professores, levando em consideração que não devemos ter como pedagogia somente aspectos técnicos e mercadológicos, e sim a formação de profissionais que reflitam de forma crítica a sociedade entendendo suas contradições para assim transformá-las.
Diante do cenário exposto, consideramos que o início desse processo participativo se dá nesse momento eleitoral, a partir da presença nas atividades durante esse período (debates, discussões, etc) e por meio do seu voto.
Para conhecer melhor nosso coletivo VIRAMUNDO PARANDÁ e nossas propostas ao centro acadêmico, disponibilizamos ao lado direito nossa carta programa em tópicos, onde demonstramos nossas ideológias em relação ao C.A, a Universidade e ao Mundo.
Nós:
Ana Beatriz (Carioca) 3º Ano noturno
Bruno 4º Ano matutino
Daniel 4º Ano matutino
Hugo (Sebastião) 4º Ano matutino
Ivie 2º Ano noturno
João (Alcatra) 2º Ano noturno
Juliana 4º Ano matutino
Mario (Skavurska) 3º Ano noturno
Mayara 2º Ano noturno
Mayra 3º Ano matutino
Milena 4º Ano matutino
Tamires (Calsinha) 2º Ano matutino
Youmna (Libanesa) 2º Ano matutino
crítica CONSTRUTIVA: Em terra de olho, quem tem cego... errei!
ResponderExcluirJá fiz a mesma pergunta para outros e repito aqui:
ResponderExcluirMovimento pela melhoria da comida do bandejão:
- Com relação ao bandejão? Será que o nosso CA pode buscar parcerias com outros CAs para pressionar a direção da EACH - ou o Coseas - sobre a qualidade da comida?
- A divulgação do curso de GPP - e de todos os outros - é premente. Poderemos mesmo contar com o esforço de vocês para , talvez quem sabe, criar dentro da EACH a semana de carreiras da USPLESTE, com a participação de escolas de ensino médio do entorno?