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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ciclo de Estudos e Debates Políticos e Culturais





Contaremos com a participação de:

- Prof. Lic. Débora Imhoff (Equipo de Psicología Política, UNC, Argentina), falando sobre “Políticas públicas para los niños y niñas en Argentina: Análisis desde los paradigmas de infancia”:


En esta exposición abordaremos el cambio de paradigma efectuado en la legislación argentina en términos de políticas públicas para la infancia, con el paso de la Ley de Patronazgo a la actual Ley 26.061 de Protección Integral de los Niños, Niñas y Adolescentes. En esa línea, analizaremos la concepción de niño subyacente a estas posturas a partir de un análisis crítico de los diferentes paradigmas de infancia. Finalmente, compartiremos algunas notas acerca de los derechos políticos de los niños y niñas.

- Prof. Dra. Graziela Perosa (EACH/USP), falando sobre “Infâncias desiguais”.



- Bacharel em Gestão de Políticas Públicas Caio Penko (EPPGG do Estado de São Paulo), falando sobre “Educação, memórias e minorias: o marco da lei 11.645”:


Não são apenas as virtudes técnicas que caracterizam o sucesso no ciclo das políticas públicas. A dimensão político-ideológica e a capacidade de interação e negociação entre os atores envolvidos podem gerar fatores críticos para a efetividade, eficácia e eficiência das políticas públicas (fatores decisórios, descontinuidades, riscos de descoordenação). De forma a fazer uma aproximação crítica ao campo das políticas públicas, com base na análise da Lei Federal 11.645/08, que altera a matriz curricular na Lei de Diretrizes e Base da Educação (1995), com a inclusão do ensino de história, arte e literatura africana e indígena nas instituições de ensino do Brasil, três dimensões serão privilegiadas neste debate, a saber: i) a compreensão da Lei 11.645/08 a partir do multiculturalismo fundamentado na Teoria Crítica; ii) os desafios da promoção de políticas públicas com caráter multicultural; e iii) considerações finais.

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